sexta-feira, 14 de maio de 2010

Alice no País das Maravilhas

"Off with their heads!!!"


Quem me conhece, sabe que eu sou uma apaixonada por Alice no País das Maravilhas há muito tempo. Eu não tenho certeza de como isso aconteceu, mas acho que foi por meio de um livro da Disney, que a minha avó tinha na escola e inglês dela quando eu era pequena. Acho que foi o primeiro contato que eu tive com a história. Depois houve, é claro, o clássico desenho da Disney, que acho que todo mundo escolheu e pelo qual todo mundo se apaixonou...

Quando entrei na faculdade foi que peguei os livros - originais, na língua do próprio - para ler pela primeira vez. E, wow, foi ainda mais apaixonante. Junto com "Wuthering Heights" (O Morro dos Ventos Uivantes, em português) minha aula de Alice/Lewis Carroll foi uma das melhores aulas de Literatura Inglesa a que assisti na faculdade. Entender todas as nuances que ele colocou naquela história aparentemente infantil foi uma coisa incrível e apaixonante e só aumentou o meu amor e meu respeito pela história.

É claro que, quando li que o Tim Burton (um dos meus diretores de cinema preferidos) estava trabalhando em uma adaptação de Alice in Wonderland e que ele trabalharia, uma vez mais com o Danny Elfmann (um dos meus compositores de cinema preferidos) e com Johnny Depp (nem preciso explicar, right?) minha empolgação foi das maiores possíveis. Eu não preciso de muito pra surtar, mas ai as pessoas resolvem juntar tudo que eu gosto num filme, fica difícil se controlar, né? =-P

Cheguei ao ponto de praticamente decorar os trailers/teasers do filme, de tanto que assisti. E, claro, fiquei mais do que irritada quando fiquei sabendo que a data de estréia aqui no Brasil tinha sido adiada em quase dois meses, sabe-se lá porque.

A espera foi grande, a expectativa também. Por vários motivos, eu não consegui ir ao cinema quando estreou e eu tive outras diversas dificuldades pra conseguir ir assistir. Então, no fim das contas, todas as pessoas que eu conheço acabaram indo antes de mim, e eu sou tão neurótica que não permiti que nenhuma delas sequer reagisse. Não queria detalhes e não queria nem saber se elas tinham gostado ou não - porque reação é spoiler e eu queria entrar no filme com apenas os meus pensamentos, idéias e expectativas. E valeu a pena...

Pelo que eu li por aí, já deu pra ver que o filme não foi 100% aceito. E eu me lembro de ter passado os olhos por algumas pessoas falando um monte do filme no twitter nas semanas que se passaram. Não lembro direito o que e nem quem, mas lembro de ter ficado surpresa com a pessoa... Oh, well, se eu tiver paciência eu volto e procuro, senão nevermind. O fato é que sim, eu gostei E MUITO de Alice. Pra ser sincera, superou minhas expectativas, se é que isso era possível.

Desde o princípio, eu sabia que o filme não seria bem aceito pela maioria das pessoas. Ainda me lembro dos infinitos comentários quando as primeiras imagens saíram... Quando saíram os trailers, então, o que tinha de gente falando... O problema é que, desde o início, o Tim Burton deixou bem claro que ele trabalharia com os personagens do originais, se BASEANDO no original, mas não recriando a história. Nunca foi intenção dele contar a mesma história e quem conhece o trabalho dele não deve ter ficado surpreso com isso. A própria adaptação dele de "A Fantástica Fábrica de Chocolate" tem pouco a ver com a primeira versão - um cara com a criatividade que ele tem, costuma fazer o que bem entende com seus trabalhos. E, confesso, é por isso que eu o adoro.

Voltando a Alice, então. Será que se eu falar genial várias e várias vezes vou perder a razão? Hehehe. Adorei a forma como a história foi abordada. Acho interessante ver uma Alice mais velha - e quase corrompida pela sociedade adulta - voltando a Underland (ou Wonderland, como ela chamava quando criança) e repetindo para si mesma, várias vezes, que está em um sonho. As repetições constantes, para si mesma e para os outros, são um claro reflexo do "mundo adulto": se é diferente, se não é normal, então com certeza não é real.

E é natural que, apesar das coisas que vive, Alice prenda-se a essa ideia até o final, é o que os adultos aprendem a fazer, foi o que ela escutou a vida inteira, enquanto crescia. A tal "filosofia" se reflete até mesmo na tão esperada batalha final, quando ela cita as coisas "impossíveis" - tudo real dentro daquele universo que ela cresceu pensando ser imaginação dela - ao mesmo tempo em que luta e faz aquilo que, na vida real, ela nunca seria capaz de fazer. É um grande simbolismo - como o livro original também de outras formas - e Tim Burton foi genial em tratar desse assunto da forma que o fez.

Junto com um ótimo roteiro que soube utilizar todas as nuances do original numa história absurdamente inovadora, ainda podemos aproveitar as vozes de atores maravilhosos como o Alan Rickman (no papel de Absolem, a sábia lagarta azul) ou o Stephen Fry (incrível na voz do Cheshire Cat). Isso sem contar as atuações sempre fantásticas de Johnny Depp e Helena Boham-Carter, figurinhas quase sempre presentes nos filmes de Tim Burton, mas que nunca decepcionam - seus Mad Hatter e Red Queen (Chapeleiro Maluco e Rainha Vermelha) estão no centro da ação e ditam o ritmo e o nível do filme, com frases marcantes e interpretações sempre além do comum. Soma-se a isso tudo a trilha sonora do Danny Elfman e, pronto, você tem um sucesso. Fato indiscutível, na minha opinião.

Então, sim, eu aplaudo de pé a adaptação do Tim Burton e, uma vez mais, a coragem que ele tem de fazer coisas diferentes. Quem foi ao cinema esperando acompanhar uma coisa bonitinha, como aquela famosa animação da Disney, provavelmente saiu do cinema decepcionado. E eu entendo porque, apesar de não entender o que faria essa pessoa ir assistir à esse filme com essa mentalidade. Eu acho, sinceramente, que quem é fã do trabalho do diretor, não se decepcionou. E quem, como eu, além de ser fã do diretor é também fã da história, saiu do cinema com a sensação de que conquistou mais um filme favorito... Já pensando em quando vai ver de novo...


Um comentário:

Carol Colaneri disse...

Olha Lucy, eu confesso que eu assisti o filme esperando mto mais.Confesso q eu me decepcione. Mas aí paro e penso pq me decepcionei e nem sei dizer porque! Agora que li seu post, fiquei com muita vontade de rever o filme e tenho certeza que vou gostar =)
E a helena é foda demais =)
Off with their heads!
ahahahahhahahahah
Bjks!