quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Por que tem gente que se importa com cada coisa...

A alguns dias do Oscar, resolvi, finalmente, colocar os meus palpites em relação à premiação desse ano no papel (baseado em tudo que eu vi – praticamente todos os filmes indicados ou mencionados aqui – e em tudo o que veio acontecendo nessa temporada de premiações). Por que sim, eu sou daquelas pessoas que se importam com esse tipo de coisa, fazer o quê?
Só coloquei aqui as categorias principais por que se fosse pra falar de tudo eu não ia ter coragem.


Melhor atriz coadjuvante

Indicadas: Amy Adams – O Vencedor, Helena Bonham Carter – O Discurso do Rei, Jacki Weaver – Animal Kingdom, Melissa Leo – O Vencedor, Hailee Steinfeld – Bravura Indômita

Quem ganha: Melissa Leo. Ganhou basicamente tudo que tinha pra ganhar já (por mais que eu ache que entre a Melissa e a Amy, Amy é muito superior).

Quem pode surpreender: Heilee Steinfeld. Assisti ao filme por que gosto muito dos irmãos Cohen e sem a menor vontade de gostar da personagem interpretada pela Heilee, mas, tenho que admitir, o que essa menina fez com o papel foi impressionante.

Quem eu gostaria que ganhasse: Helena Bonham Carter. Eu sou apaixonada pela Helena a muito tempo, e eu realmente acho que está mais do que na hora de reconhecê-la como a ótima atriz que é. Praticamente perfeita atuando ao lado do Colin Firth e do Geoffrey Rush, e basicamente a única mulher do elenco, seria muito merecido se ela acabasse levando o prêmio.

Quem foi esnobado: Mila Kunis. Eu sou uma das pessoas que sempre gostou da Mila mas nunca a levou a sério (provavelmente por que só a conhecia por causa de That’s 70’s Show). Por isso fiquei surpresa quando vi que ela estava em Cisne Negro. E depois de ver o filme deu pra entender o porquê da repentina fascinação do mundo com a atriz.

Quem foi esnobado versão 2: Marion Cottilard. Sim, eu acredito que o trabalho dela em A Origem valia uma indicação (mas se eles nem indicaram o Christopher Nolan, eu não esperava que fossem lembrar-se da Marion)

Melhor ator coadjuvante

Indicados: Christian Bale – O Vencedor, Jeremy Renner – Atração Perigosa, Geoffrey Rush – O Discurso do Rei, John Hawkes – Inverno da Alma, Mark Ruffalo – Minhas Mães e meu Pai

Quem ganha: Christian Bale. Já deveria ter ganho pelo O Maquinista (onde nem ao menos foi indicado), mas pelo menos isso será retificado esse ano.

Quem pode surpreender: Geoffrey Rush. Sou suspeita a falar, mas acho difícil achar uma atuação ruim ou mais ou menos em O Discurso do Rei. Rush dá uma aula lindíssima de atuação nesse filme, sem contar a química maravilhosa que acontece em cena entre ele e Colin Firth.

Quem foi esnobado: Andrew Garfield. Nessa categoria é fácil achar pessoas esnobadas, mas no caso do Andrew eu realmente esperava que ele fosse ao menos indicado. Fiquei um pouco decepcionada.

Melhor atriz

Indicados
: Nicole Kidman – Reencontrando a Felicidade, Jennifer Lawrence – Inverno da Alma, Natalie Portman – Cisne Negro, Michelle Williams – Blue Valentine, Annette Bening – Minhas Mães e meu Pai

Quem ganha: Natalie Portman. Acho que já vi e revi Cisne Negro umas seis vezes. Filme absurdamente perturbante e magnífico. Você consegue praticamente sentir as mudanças que estão acontecendo com a Nina em você e isso só é possível quando você tem uma atriz do calibre da Natalie Portman no papel principal.

Quem pode surpreender: Annette Bening. Maravilhosa no filme, ela merece um Oscar a muito tempo mas sempre que é indicada é com outras atrizes que estão em uma fase absurda em suas carreiras e acabou não dando certo pra Annette das outras vezes.

Quem foi esnobado: Julianne Moore. Adoro a atriz e alguns diriam que eu sou suspeita para falar dela, mas realmente acho que ela merecia um lugarzinho aqui.

Melhor ator

Indicados
: Jesse Eisenberg – A Rede Social, Colin Firth – O Discurso do Rei, James Franco – 127 Horas, Jeff Bridges – Bravura Indômita, Javier Bardem – Biutiful

Quem ganha: Colin Firth. Nem precisa falar muita coisa não é? Impecável como Rei “gago” George VI.

Quem pode surpreender: Eu realmente não acredito que alguém possa tirar esse prêmio do Colin Firth, mas, se eu tiver que escolher eu vou com Jeff Bridges que está muito bom em Bravura Indômita, mas nada que possa ofuscar o Colin.

Quem eu quero que ganhe: Colin Firth. Já deu pra perceber que eu gosto do ator, né?

Quem foi esnobado: Leonardo Dicaprio. E não por A Origem, mas sim por A Ilha do Medo. A Academia não leva o Leonardo a sério. Nunca. O que é triste por que ele evolui bastante e se tornou um ator fantástico.

Quem foi esnobado versão 2: Ryan Gosling. Eu acredito que em filmes como Blue Valentine, não dá pra se ter uma parte da equação (lê-se Michelle Williams) perfeita e a outra ficar pela metade. É o tipo de filme onde os dois precisam estar em completa sintonia e por isso não faz sentido a falta de indicação para o Ryan Gosling e uma indicação (mais que merecida) para Michelle Williams.

Melhor diretor

Indicados: Darren Aronovsky – Cisne Negro, David Fincher – A Rede Social, Tom Hooper – O Discurso do Rei, David O. Russell – O Vencedor, Joel e Ethan Coen – Bravura Indômita

Só queria deixar claro aqui que para essa categoria eu não tenho certeza nenhuma, nem de quem perde nem de quem ganha.

Quem ganha: Tom Hopper, David Fincher ou Joel e Ethan Coen. Pelo histórico da Academia eu nunca desconsidero Joel e Ethan Coen. Eles gostam dos irmãos e seus filmes têm o apelo que o Oscar gosta.Tom Hopper é excepcional na hora de lidar com emoções e O Discurso do Rei é isso, emoções. Ele consegue infringir um grau de likability (não consigo achar uma palavra em português pra isso, desculpem) para com os seus personagens por mais que você não deva gostar deles... é impressionante. David Fincher dirigiu um filme maravilhoso do, e para, o nosso tempo, de uma maneira brilhante. Se a Academia quiser fazer diferente (como aconteceram algumas vezes) e premiar o diretor e não o filme, eu acredito que o Oscar iria para o Fincher. Mas se eles forem seguir a tradição é mais provável que os irmãos ou Hopper leve.

Quem pode surpreender: Daren Aronovsky. A maneira como foi filmado Cisne Negro é absurda. Particularmente, um dos filmes mais bem dirigidos do ano passado.

Quem eu quero que ganhe: Daren ou Hopper. Qualquer um dos dois me deixaria imensamente feliz.

Quem foi esnobado: CHRISTOPHER NOLAN! Filme mais que brilhante que só é tudo que é devido ao seu diretor, sem duvida nenhuma. Eu tiraria David O. Russel dessa disputa sem dó nenhuma para colocar o Christopher Nolan aí.

Melhor longa animado

Indicados: Como Treinar o Seu Dragão, O Mágico, Toy Story 3

Quem ganha: Toy Story 3. Nem tem o que falar aqui.

Quem pode surpreender: Como Treinar o Seu Dragão. Filme adorável mas que infelizmente não tem como nem tentar disputar o lugar de melhor animação com Buzz e Woody.

Quem eu quero que ganhe: Toy Story 3. Quando cheguei em casa fui pegar meus brinquedos antigos só pra ver se estava tudo bem. Um filme que faz isso com você merece um prêmio desses.

Quem foi esnobado: Enrolados. A mais nova recontagem da historia da Rapunzel merecia um lugarzinho aqui, por mais que não fosse ganhar.

Melhor filme

Indicados
: Cisne Negro, O Vencedor, A Origem, O Discurso do Rei, A Rede Social, Minhas Mães e meu Pai, Toy Story 3, 127 Horas, Bravura Indômita, Inverno da Alma

Quem ganha: O Discurso do Rei ou Bravura Indômita. A maior guerra aqui eu acho que fica entre esses dois filmes mesmo. O Discurso do Rei tem tudo que a Academia gosta (além de ser sim um filme excelente), e Bravura Indômita tem tudo que americano gosta. Pra mim, um dos dois leva.

Quem pode surpreender: A Rede Social e O Vencedor. Eu realmente não vejo A Rede Social ganhando (desculpa quem tá torcendo por eles, eu não vejo a Academia escolhendo esse filme dentre todos dessa lista... não acho que eles estejam prontos pra isso, por mais que tenham premiado Guerra ao Terror ano passado). O Vencedor é um ótimo filme, mas não sei também se entre esses dez seria uma das escolhas da Academia.

Quem eu quero que ganhe: O Discurso do Rei ou Cisne Negro. Pra falar a verdade queria muito que O Discurso do Rei ganhasse tudo ao que ele está indicado. O filme mais completo do ano pra mim, com certeza.

Quem foi esnobado: Pasmem, não consigo pensar em ninguém que tenha sido esnobado nessa categoria. Muito estranho.



Tem algum tempo já que eu não via a briga pelo maior premio do cinema tão acirrada e com filmes tão bons assim. Algumas das categorias são previsíveis, como sempre, mas eu realmente acho que para melhor diretor e melhor filme, ficou tudo extremamente em aberto até o ultimo minuto. Mas, é isso aí! Temporada de premiações acabando... a vida volta ao normal, né?

Nenhum comentário: