sábado, 28 de janeiro de 2012

O adeus a Chuck...


Se eu fosse mais disciplinada, eu com certeza falaria das minhas séries queridas aqui com mais frequência, mas eu ainda não aprendi a ser assim, então eu vou escrevendo quando eu sinto que preciso escrever. E hoje eu decidi falar de Chuck, uma série pela qual eu tenho muito amor e que acabou ontem, lá nos EUA.

(Sabe-se lá quando que vai acabar por aqui, uma vez que a Warner terminou a a 4a temporada esses dias...)

Bom, quem me conhece, sabe o quanto as minhas séries de TV são importantes. É claro que tem gente que olha estranho e não necessariamente entende porque faz tão bem, porque importa tanto, porque dói tanto. Cada série que eu assisto (e elas são muitas. Sério mesmo), tem um papel na minha vida. São as minhas válvulas de escape da vida nem sempre agradável, a inspiração, a diversão... Então, claro, quando uma série acaba, fica um bruta vazio...

Eu lembro, direitinho, quando Chuck surgiu na minha vida. As propagandas na Warner chamaram a minha atenção e eu fiquei esperando pelos episódios ansiosamente... Alguma coisa na edição e na apresentação daqueles personagens, chamou a minha atenção. Claro que, como sempre é, eu nunca poderia imaginar que o amor chegaria a esse ponto... Anyway, as duas primeiras temporadas, eu assisti pela Warner mesmo, sempre com atraso com relação aos EUA, o que não é necessariamente uma boa coisa quando todos os lugares (sites, blogs, foruns) que eu frequento são de lá... Foi só na terceira temporada, com a insistência da Polly que queria que eu surtasse ao mesmo tempo que ela, e não seis meses depois, que eu passei a baixar...

Chuck tem uma história interessante: a série chegou MUITO perto de ser cancelada depois da segunda temporada e só foi renovada por causa de uma campanha pesada dos fãs, envolvendo alguns dos atores e o principal patrocinador da série, a rede de sanduíches Subway. O que prova que a medida de audiência não necessariamente reflete a realidade, né? O que importa é que, com fortes campanhas de fãs, geradas principalmente pela internet, Chuck chegou a 5 temporadas. Meio aos trancos e barrancos, mas chegou. E quando foi a anunciada, lá no ano passado, a renovação para a 5a temporada, foi também anunciado que seria a última. E todos se prepararam para se despedir de uma série que conseguiu juntar suspense, ação, comédia e romance como nenhuma outra.

Ontem, assistindo aos dois episódios finais, eu chorei, como já esperava que fosse acontecer. Eu misturo as lágrimas que vem por causa do enredo em si, com as lágrimas que vem porque eu sei que é a última vez que eu verei aquelas personagens, e quando o episódio terminou, eu estava arrasada. E com aquele buraco maldito no peito, que eu sei que ficará por aqui... Porque, veja bem, uma série acaba e eu me encanto com outra, é bem verdade, mas todas elas marcam de forma meio que definitiva, sabe? Foi assim com Dawson's Creek, Friends, Gilmore Girls, Lost, Friday Night Lights e Pushing Daisies, e vai continuar assim, com todas as outras séries que eu conheci e aprendi a amar. É meio masoquista da minha parte, é bem verdade, mas eu não vejo isso mudando tão cedo não... Graças a Deus... =-)

Agora, aos sentimentos com o final de Chuck: (spoilers, ENORMES spoilers a partir daqui. Então peço que só leiam aqueles que já viram o final da série. Ou os amigos que me visitam aqui e não se importam com a série e estão só curiosos...)


Essa última temporada de Chuck foi toda centrada no ideal de "back to basics", como os criadores tanto repetiram desde a renovação, no ano passado. A gente teve a oportunidade de assistir ao Chuck crescer como espião independente do Insersect e de perceber que todos eles ali, sem exceção, estavam amadurecidos e prontos para seguir em frente. Foi um temporada cheia de participações especiais, de sorrisos perdidos e lágrimas de ansiedade. Foi uma temporada digna.

As decisões tomadas ao final da temporada foram... tensas. Apagar toda a memória da Sarah e fazê-la voltar a ser a Sarah da primeira temporada pode ser considerado, por muitos, um tapa na cara do fandom, que se encantou e se apaixonou por ela a primeira vista e que curtiu cada segundo do desenvolvimento dela. A gente a viu se tornar menos fria, menos fechada e mais humana, a gente aplaudiu de pé cada mudança na personagem, cada decisão tomada, cada evolução. Lágrimas infinitas ao vê-la querendo desistir da vida de espiã pra ter uma vida normal com o Chuck, ao vê-la planejando o futuro, ao vê-la com a família que ela construiu com ele... E então, chega a finale e a gente vê... nada disso. A gente vê a Sarah da primeira temporada, confusa com coisas que ela sente e que dizem que ela sente...

Eu dei uma olhada por aí ontem, depois da finale, e hoje pela manhã e fico feliz em perceber que a maior parte do fandom adorou o final da série. Claro que não era o que a gente imaginava... Claro que a gente queria ver Chuck, Sarah e uma família, sei lá, filhos ou um cachorro. E a gente terminou com Chuck e Sarah na mesma praia do final do primeiro episódio, com uma conversa parecida e, ao mesmo tempo, tão diferente... Full circle, sim, porque aquele nerd assustado do primeiro episódio estava firme e amadurecido, acalmando aquela espiã fria do primeiro episódio, que estava claramente assustada.

Não, nós não fomos roubados e a evolução da Sarah não desapareceu. A Ellie disse a verdade numa das conversas com o Chuck, memórias são uma coisa, mas sentimentos são outra. A Sarah pode não lembrar, claramente, de tudo que aconteceu, mas ela sente alguma coisa, sim. E, obviamente, isso é altamente assustador, porque as últimas lembranças que ela tem não combinam com o que ela sente. E aquela cena da praia, quando ela pede pra ouvir a história e depois pede por um beijo? É a prova de que ela ainda está lá, de que ela ainda é a mesma, de alguma forma...

E o Chuck? O Chuck terminou a série mais amadurecido impossível. Ele fez de tudo para salvar a mulher que ele ama mas, quando chegou a hora em que uma escolha difícil tinha que ser feita, ele se manteve fiel a quem ele era. E ele não desistiu, em momento nenhum, e ele não mudou a sua essência. E acho que foi exatamente por isso que as memórias da Sarah foram voltando aos poucos... Porque, como eu disse, os sentimentos estão ali, guardados. E ela só precisa de tempo para trazer todos eles a tona...

Chorei tanto, mas chorei TANTO, com cada cena. Com o desespero do Chuck em trazer a mulher de volta, com a confusão estampada na cara da Sarah...  A cena, ainda do primeiro episódio, em que ele a leva para a casa que eles pretendiam comprar e ele chora contando a história deles dois pra ela? AFFE! Eu estava aos soluços quando ela começou a bater nele. Aos soluços! Nunca vou me esquecer da sensação que foi vê-la quase o assassinando, enquanto ele não fazia nada... E a expressão no rosto dela quando viu o nome dos dois gravados no batente da porta? Ou as lágrimas que ela deixou escapar quando se viu contando a história deles dois para ela mesma? Ah, coisa linda...

(parabéns, uma vez mais, ao Zac e a Yvonne, que chegaram aos seus ápices como atores nesses episódios. Me deixaram na beira da cadeira e me fizeram chorar e rir, tudo ao mesmo tempo).

E, tirando o casal principal e foco da minha obsessão, todos os outros personagens tiveram seus finais ideais... Jeffster famosos na Alemanha, finalmente... Ellie e Awesome crescendo na carreira e deixando a California pra trás... Morgan crescendo o suficiente pra morar junto da mulher que ama... E o Casey! Ah, o Casey abraçando pessoas e indo atrás da Gertrude... Ele nunca abandonaria a vida de espião e, com ela, ele pode ter as duas coisas! Coisa linda, viu?

Resumindo: foi perfeito? Não sei dizer. Não foi o que a gente imaginava, mas quando é que Chuck fez as coisas do jeito que a gente imaginava? Eu sempre admirei a série pela capacidade que eles tinham de fazer diferentes as histórias já tão clichês. Então não posso julgá-los por seguirem um caminho totalmente diferente com a finale. Foi linda, sim, eu adorei, sim e não guardo nenhum rancor. Nenhum.

E agora? Agora eu vou ficar curtindo a minha dor, suspirando aleatoriamente e revendo tudo e mais um pouco... E, claro, tendo meu coração partido infinitas vezes pelo que é, sem dúvida nenhuma, o melhor elenco de todos os tempos...

"Taking a bow. Wiping the tears. Sending a hug. And saying thanku... For the last time... you.were.all.amazing. #goodbyechuck in my heart 4ever"
(Yvonne Strahovski, nossa musa, no twitter, depois do episódio ontem, fazendo todo mundo chorar ainda mais)

"To everyone who made these 5 years of Chuck possible, thank you from the bottom of my heart. I was honored to be a part of this journey"
(Zachary Levi, nosso herói, pisando ainda mais nos nossos corações, também via twitter)

"#goodbyechuck Trend away. #nerdherdforlife"
(Zac, de novo, porque uma vez só não era suficiente)

"And yeh, definitely real tears on the beach... :) for sure"
(Yvonne, dando o golpe final, e fazendo todo mundo desejar voltar no tempo e assistir tudo de novo...)

2 comentários:

Anônimo disse...

Caramba! e eu achando que só eu era desse jeito,sabe ? louca por séries e super emotiva com sua season's finale's kkkk'
enfim,também amo a série,e seu blog claro !

clézia disse...

Eu também curto muito o seriado, pena que chegou ao fim, mas foi muito bom mesmo, de um certo modo eles fizeram um final que pode ter continuidade, tomara...